quinta-feira, 21 de julho de 2011

Post número zero: mas que blog é esse mesmo?



Meu nome é Miriam. A única relevância nessa informação é o fato de eu já me apresentar como humana e não como ghost writer. Esse blog vai falar de outra pessoa. Um amigo de longa data: Harry Finger.
Ele sempre gostou de esportes e de competições. Nos conhecemos numa quadra de badminton, o que já mostra que ele gosta inclusive de esportes exóticos.
Há menos de um ano atrás (por volta de outubro de 2010), o Harry veio com a novidade: vou atravessar o Canal da Mancha. A nado.
Poderia ser uma decisão momentânea, motivada por alguma história incrível que ele ouviu, ou ser mesmo um projeto concreto. O tempo foi passando e pude ver que era realmente um projeto concreto. De todas as provas de natação bizarras que ele já participou, essa seria a maior de todas. Em todos os sentidos.
Entendi o tamanho do projeto quando ele contou que veio à São Paulo, procurar o técnico e delienar o treinamento.
No mínimo teria que fazer algumas adaptações nos treinos que já faz, na cidade de Ilhabela, onde mora. Só a diferença da temperatura da água, já faria com que esse treinamento fosse específico - águas tropicais x águas europeias. Sem falar na distância e com isso, duração da prova.
Vendo todo esse movimento, me peguei várias vezes pensando no que leva uma pessoa a desejar um projeto como esse. Entendo que seja desafio, determinação, ou até mesmo teimosia. Mas sempre penso na seguinte questão: pessoas são determinadas sempre, no varejo do dia a dia, ou precisam de algo grandioso e aos meus olhos, quase absurdo (nosso personagem terá, no momento da prova, 55 anos), para reconhecerem a sua própria determinação?
E essa dúvida ficou na minha cabeça alguns dias seguidos, até porque me perguntei se eu mesma teria algum projeto dessa grandeza que me desafiava. Por hora, meus desafios são outros. Não diria menores, porque desafio só é desafio quando faz alguma mudança significativa dentro de você. Mas definitivamente não atravessaria o Canal da Mancha nadando!
Resolvi abrir esse meu pensamento para o Harry: então, cara, o que é que passou e ainda passa pela sua cabeça? Desde que você resolveu levar isso adiante, o que aconteceu?
Acho que tanto para mim, como para ele, essa travessa travessia, pode trazer algo modificador. Quero pegar carona nessa loucura do Harry e entender melhor todo o processo.
Ainda estamos formatando como será a troca de informações, mas a proposta é relatar as etapas do treinamento e suas peculiariades.
Se tudo que ele experimentar for relatado num blog, não só eu e ele, mas muitas outras pessoas poderão acompanhar toda essa aventura, que deverá se realizar em julho de 2012. Teremos um ano de muitas braçadas, com certeza!
Combinamos que agora, o Harry vai alternar a contagem dos azulejos da piscina, com pensamentos curiosos que serão relatados aqui.
Como se não fosse esforço suficiente atravessar a nado o Canal da Mancha, nosso personagem vai ter que me abastecer com muitas histórias.
Afinal, Harry, escrever o seu blog será o meu desafio!

5 comentários:

  1. Meus amigos, este espaço, agora materializado pelo Blog vai poder contar a vocês, um pouco dos "porques" um ser normal, como eu, de repente resolve ter vontade de atravessar o Canal da Mancha, um grande desafio, e poder dividir tudo isso com uma grande amiga que certamente estará deixando esta pequena grande loucura ficar mais gostosa, mais animada e principalmente mais humana.
    Obrigado, Miriam. Eu nunca mais vou esquecer esta gentileza. Vai ser muito bom dividir isso com vc.

    ResponderExcluir
  2. É, tenha FÉ, vibre e foca este momento.

    ha, leve também a bandeira do SANTOS F.C. porque coloco a foto nas galeias da Vila Belmiro.

    BOA SORTE,,,

    ResponderExcluir
  3. Claro que vou levar a bandeira do nosso Santos !!!

    ResponderExcluir
  4. Miriam...tenho uma amiga com o mesmo nome. Um doce de pessoa. Já gostei da introdução.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucia,
    Fico feliz que você tenha conhecido o blog. Espero que você leia os outros posts também e goste de saber como foi a trajetória do Harry nesse projeto tão especial. Abs., Miriam

    ResponderExcluir