segunda-feira, 28 de novembro de 2011

É campeãooooooooooooo!




Este post deveria ser sonoro. Porque quando o Galvão Bueno, solta o famoso "É do Brasilllllll", a coisa fica muito mais emocionante! Ok, há quem diga que é de gosto discutível o estilo do locutor, mas não deixa de ser empolgante!
E não é que o Harry, sim o nosso Harry, foi o campeão de maratonas aquáticas de 2011?
Ele me contou assim... tão humilde, que eu demorei para entender a grandeza da coisa.
E foi aí que eu entendi o que é o Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. É o seguinte: esta competição dura um ano, tem 9 provas e a última foi em novembro, em São Bernardo do Campo. A classificação geral é dada pela soma dos pontos de todas as provas. Foi então, em São Bernardo do Campo, que o Harry se sagrou campeão geral!
O início do campeonato foi em janeiro, na cidade de Santos. Nesta data acontece uma das etapas do campeonato mundial de maratonas aquáticas. Imagine que o Harry nadou com os melhores atletas que disputavam o campeonato internacional. Aí sim um campeonato regional ganha peso!
Cada etapa acontece em uma cidade diferente. Em geral as provas costumam ser no mar quando acontecem Ubatuba, Caraguatatuba, Santos e ilhabela, e em represas, nas cidades de São Bernardo do Campo, Caconde, Jacareí, Itatiba.
As provas se dividem de acordo com as distâncias: longas (4 a 6 km), média (2 a 3 Km) e as curtas (1 km). Neste ano, o Harry resolveu participar de duas provas: a longa e a curta, com intenção de descansar enquanto acontecia a média.
"Este ano foram provas mais complicadas, porque vários nadadores da minha faixa etária resolveram nadar a maioria das provas e por isso, em quase todas, tínhamos os 14 e as vezes 17 nadadores da mesma faixa etária. Como nem todos nadam as duas provas dificultou um pouco para mim, pois eles estavam sempre mais descansados. De qualquer forma, resolvi fazer as duas provas por conta também de aproveitar como treino para a travessia do canal da mancha.", contou Harry.
Em geral as provas de janeiro, fevereiro, março, abril são mais agradáveis pois ainda estamos no verão ou saindo dele, mas quando chegamos em maio, junho e, voltando em agosto e setembro a coisa fica um pouco pior. Em outubro/novembro as coisas voltam ao normal.
Em especial, este ano, tiveram poucas provas em águas geladas. Em contrapartida, tiveram provas em águas com mais correntes, inclusive provas onde muitos nadadores tinham dificuldade de passar algumas bóias (que demarcam a rota da prova).
O mais incrível dessa conquista foi que, justamente a última prova, no dia 6/11, foi no dia seguinte à 14 Bís!
Dessa vez, o Harry foi acompanhado da Sonia, sua esposa, que incrédula, viu o Igor indignado com o Harry, por ele ter optado por nadar somente a prova curta e não todas. Mas o mais inesperado foi que depois que o Harry terminou a prova e se trocou, foi "convidado" pelo Igor para voltar para água e nadar mais uns 2km. Só para soltar, entende? Enquanto fazia essa nadadinha, de soltura, o Harry calculou: "neste final de semana, nadei 30 km!" Básico, não?
Fato é que, aos meus olhos, isso foi uma conquista e tanto! Quando o Harry terminou de me contar que tinha ganhado o campeonato, a primeira coisa que falei pra ele foi: "Vc é praticamente o Neymar das águas!". Ele, discreto e comedido, já me respondeu: "Menos, Miriam, menos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário