quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que é disciplina afinal?


Para quem acha, como o Harry achava, que sabe o significado da palavra disciplina, vamos lá: é hora de rever alguns conceitos.
No dia 5/8, véspera do treino com o Igor em São Paulo, Harry se encontrou com duas ex-jogadoras da seleção feminina de voley. Uma delas, Ida e a outra, Ana Lúcia. As duas tiveram oportunidade de disputar vários campeonatos importantes, inclusive com a camisa da seleção brasileira.
Naquela noite, conversaram muito sobre desafios esportivos, mas especificamente sobre disciplina.
Sentados num bar paulistano, foi só o Harry pedir um chopp que o papo esquentou. Acostumadas ao programa de treinamento bem rigoroso, as duas atletas quase surtaram quando viram o nosso nadador pedir uma bebida alcoólica, na véspera de um treino.
Durante esse encontro, as atletas explicaram como foram educadas a superar limites e a viver sob forte disciplina.
Se o técnico determinava 100 exercícios abdominais, nada de parar nos 100. Sempre fazer um tanto a mais. Em situações de exigência física extrema, sempre lembravam que conseguiram um pouco a mais, apesar do cansaço. E parece que esse treinamento mental fez toda a diferença. Se fisicamente é necessário ultrapassar limites, emocionalmente, passar dos 100% é fundamental. É como se aos poucos, o atleta toma consciência de que em situações extremas, ele sabe da onde tirar energia extra.
Dessa conversa, Harry saiu mais reflexivo. Se achou que entendia o nível de disciplina que precisaria para o projeto, percebeu depois que ainda não conhecia esse conceito: "100% e +". Apesar do choque, possivelmente no dia seguinte, enquanto nadava o seu primeiro treino pessoalmente com o Igor, repassou toda a conversa. O que as jogadoras disseram à ele foi bem impactante. Apesar de falarem até que com certa doçura e boa intenção, aos olhos delas, nesse momento, o Harry jamais conseguiria completar a travessia, com esse nível de disciplina.
O processo agora ganhou um dado extra, como disse ele mesmo: "... não existe mais ou menos, e sim 100% + alguma coisa, pois este mais alguma coisa eu talvez venha a precisar e quando vier, preciso saber usar....então, quando tiver que treinar 3000 metros e de repente sentir que posso nadar mais um pouco, devo nadar mais este pouco, e assim por diante, seja com ginastica, flexões de braço, abdominais, e interminaveis séries de piscina".
E completou: "mesmo que meus treinos e minha dedicação iniciaram há dois meses de maneira mais séria, confesso que naquela sexta-feira, 5 de agosto, algo mudou na minha cabeça... na minha conduta... e a palavra disciplina entrou definitivamente na minha cabeça e no meu dia a dia. Acredito que se vierem me perguntar de novo porque estou querendo me preparar para atravessar o canal eu diria que é mesmo para aos 54 anos, colocar disciplina em minha vida. Claro que existem outras coisas que estão vindo juntas, mas esta vai ser pra sempre!"

Um comentário:

  1. depois de um final de semana diferente.....os conselhos de duas amigas, uma mudança de conduta, era tudo que estava precisando.

    ResponderExcluir