segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Homem ao mar!



Pois é... agora só resta encarar!
Segunda-feira, 18 de julho. Início dos treinos para a travessia.
Vale lembrar que apesar do título Homem ao mar, boa parte dos treinos serão em piscinas. A ideia é alternar com momentos no mar e em represas, mas durante a semana, provavelmente os ladrilhos da piscina serão seus fiéis companheiros.
Ainda que os tais treinos da morte não tenham começado, nosso nadador já iniciou a programação.
O começo é sempre tranquilo, pois nas planilhas ainda estão previstos treinos semelhantes aos que já faz, nadando 2000 a 2500 m por vez. A mudança foi aumentar para 3000 m nessa etapa.
Na primeira semana, foram nadados quase 17.000 m, precisamente 16.400. Para completar o Canal da Mancha, ainda faltariam 23.000 m...
A Camila enviou um filme do Harry nadando e mandou para o Igor, que viajou para um campeonato mundial, em Xangai. E viva a tecnologia! Harry, vamos ter que agradecer o nosso caríssimo Steve Jobs e sua equipe maravilhosa, porque graças ao iPhone, suas braçadas alcançaram o outro lado do mundo em segundos!
Analisando o vídeo, Igor fez algumas correções nas braçadas e detectou um abdome um tanto.... como diria.... sem ofensas, solto, fraco....
De brinde? ganhou séries semanais de exercícios abdominais! Três vezes por semana, três séries de 50!
O Igor até que foi legal, dizendo estar preocupado com a coluna, já que abdome fraco provoca lordose durante o nado. Depois, conversando com o Harry, soube que a questão da lordose não é só prejudicial para coluna e sim, para o nado também. Explico melhor: a lordose faz com que ele nade menos alinhado, fazendo o corpo aumentar o fluxo de água que passa por ele. A coluna "torta" é mais uma barreirra e portanto mais impacto.
Um "detalhe" relevante é que nessa semana, soube que o Harry estava com uma fratura no pé. Fiquei tentando imaginar como alguém com fratura encara treinar dessa forma. Mas então ele me explicou: "O pé fraturado foi por conta de um exagero realizando exercícios de ginástica funcional, onde fiz muitos saltos e força com os pés. Acabei dando mal jeito o que ocasionou uma pequena fratura. Fratura essa detectada um tempo depois, após uma ressonância magnética. O treino foi levemente adaptado para que eu não forçasse o pé machucado."
.
Para os interessados, segue o treino do dia 18/07, mais detalhado:
600m crawl
600m (50 costas/50 peito/ 50 crawl c/ mão fechada)
12 séries - 50 perna c/ 10"descanso
3 séries - 300 braço 3 x 1 c/ 45"descanso
300m (50 costas c/ 2 braços / 100 crawl)
Total nadado: 3.000

Desta forma, os treinos serão passados ao Harry, por e-mail. Estão programados treinos com o Igor junto, ora em São Paulo, ora em Ilhabela.
Pois é.... parece que agora é mesmo pra valer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário