sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Treino solo


Para quem nunca viu, isto é um ábaco!
Provavelmente nessa jornada, vários resgates serão feitos. E não me refiro somente aos resgates técnicos e emocionais.
Pois não é que o Harry apareceu num treino com um ábaco?
Para os mais jovens, vai a foto aqui no post do utensílio citado!
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. (Fonte: Wikipédia).
E o que o Harry vai fazer com um ábaco mesmo?
Em alguns treinos, vai experimentar o que ele mesmo chamou de "treino solo". São aqueles dias, que como o próprio Harry me contou, só entra na água quem tem um objetivo específico, é destemperado ou maluco mesmo!
Como já experimentou outras vezes, nadar pode ser tanto um exercício de extrema concentração, como também de caos mental.
Talvez pelos novos encargos como secretário de Turismo, os momentos de caos estejam mais constantes. E quem é que consegue contar o número de piscinas nadadas quando a mente está em looping?
Foi aí que surgiu a ideia do ábaco.
Para garantir que a contagem não seja prejudicada, um ábaco foi colocado numa das bordas. A cada piscina nadada, o "contador high tech" é acionado.
Parece que além de qualidade técnica, condicionamento físico e preparação emocional, para se atravessar o Canal da Mancha é preciso de muita criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário