domingo, 3 de junho de 2012

E com vocês, o Aquaman



Antes de mais nada, devo explicar que este desenho foi ideia do Harry. Ele me disse que o último grande desafio que participou antes da travessia se chamava Desafio Aquaman!
E o que seria o Desafio Aquaman mesmo?
Alguns nadadores se reuniram e resolveram criar uma prova em águas abertas, mais especificamente em Ubatuba.
Escolheram os vinte melhores nadadores do Estado de SP além da atleta Ana Marcela (nadadora brasileira que está liderando o ranking mundial de maratonas aquáticas).
O desafio consistiria em nadar 15 Km nos mares de Ubatuba.
E me contou o Harry: "fiquei sabendo da prova e até tive vontade de participar, mas quando vi que somente os melhores do Estado estariam presentes, percebi que não estaria a altura daquela equipe. Uma prova como essa requer apoio náutico. A velocidade com que esses atletas nadam é muito maior da que eu costumo nadar. Nāo conseguiria acompanhar o comboio"
Mas para surpresa do Harry, no meio da semana recebeu um convite convidando ele para integrar o grupo de participantes.
Claro que um convite como esse faz um bem danado ao ego. De repente, o Harry se deu conta de que seu projeto da Travessia tornou-o visível ao seleto grupo dos grandes atletas.
Nadar aquela prova seria mais uma oportunidade de se preparar para o grande dia! Nāo seria uma simples prova, o que a tornou ainda mais importante.
E quem será que sugeriu o nome do Harry? Foi entāo que ele soube que seu patrocinador, a Integralmédica, quem indicou o nome dele aos organizadores. Indicaram também um médico de Ubatuba, que possivelmente nadaria no mesmo ritmo que ele.
Apesar do frio na barriga, nosso atleta disse: sim, eu aceito!
Participar de um desafio dessa grandeza a menos de vinte dias do grande projeto teria mesmo um grande valor. Sem falar da satisfaçāo pessoal de ter todo esforço reconhecido.
Entāo vamos entender como foi. Na tarde anterior, os atletas se reuniram para um congresso técnico onde foram orientados sobre as particularidades de cada parte do percurso.
Durante o coquetel, depois de receber o kit, ouviu alguém falar num tom mais alto: "olha, aquele é o Harry Finger, que vai atravessar o Canal da Mancha". Apesar da vergonha inicial, bem que o Harry gostou! Principalmente porque logo vieram falar com ele, perguntar detalhes da prova e como foi o programa de treinamento.
Glamour a parte, no dia seguinte, às 6:30h ele já estava na praia das Toninhas, Ubatuba. Aproveitou para experimentar a mistura de vaselina e lanolina (50% de cada) que passará no corpo afim de proteger a pele da longa exposiçāo ao mar. Às 9h, a largada.
Entendi que o evento era um desafio e nāo uma competiçāo, mas para o Harry também marcar o tempo seria importante. Os nadadores mais velozes fariam a prova em 3 horas e os menos, entre 4 e 5 horas.
Duas horas depois, o Harry já tinha nadado metade da distância, o que deixou ele surpreso positivamente. Mesmo com a ajuda da correnteza e a temperatura de 23 graus da água, parece que tudo que o Harry tem treinado fez a diferença!
Quatro horas e onze minutos depois, nosso nadador completou o percurso de 15 km e chegou na praia de Itaguá, ponto final da prova,
Apesar das dores, cansaço e muitos pensamentos contraditórios, a experiência será lembrada pelo Harry como um dos momentos onde o ânimo e a confiança foram muito mais eficientes que qualquer correnteza para empurrar ele para frente!
Valeu, amigo, chegou a hora da recompensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário